Janeiro Branco: Cuidar da Mente também é Missão da FAB
https://www.fab.mil.br/saude-mental/janeiro-branco-cuidar-da-mente-tambem-e-missao-da-fab/
Por Administrador
Publicado em 19/01/2026 12:02
Notícias

Conscientização sobre Saúde Mental ganha notoriedade na Força Aérea Brasileira

Em janeiro, o Brasil abraça a campanha Janeiro Branco, um mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e emocional. Neste ano, a iniciativa traz o tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental” com o objetivo de promover o autocuidado e o equilíbrio emocional. A Força Aérea Brasileira (FAB) reforça que cuidar da mente também é parte de sua missão de proteger vidas e garantir a excelência operacional.

Quebrando Estigmas

A saúde mental tem ganhado cada vez mais destaque, tanto no Brasil quanto no mundo, com o Janeiro Branco chamando a atenção para a importância de falar sobre sentimentos, pedir ajuda e apoiar os colegas. Dentro da FAB, o tema assume um caráter ainda mais relevante devido à rotina de alta pressão, disciplina e responsabilidades elevadas.

O estresse na vida militar é inevitável, mas ele não precisa causar adoecimento. A Tenente Psicóloga Lorena Rodrigues Pinto, do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), acredita que identificar o sofrimento psíquico no ambiente militar é um desafio, devido à forte cultura de força que permeia os militares. Segundo ela, o corpo e a conduta podem demonstrar adoecimento. “Mudanças de comportamentos e atitudes, isolamento social, queda no desempenho operacional, atitudes de risco, pessimismo e sentimento de culpa. Em aspectos físicos, pode-se citar: alterações no sono, tensão muscular e dores crônicas, problemas digestivos, dificuldades de relaxar e dependência de medicamentos ou outras drogas. Importante citar que esses sintomas não precisam aparecer juntos, podem ser isolados, o importante é observar possível mudança de padrão do militar”, ressaltou.

Apoio Psicológico

Desde 2014, a campanha Janeiro Branco vem mobilizando pessoas ao redor do mundo, e a FAB tem se esforçado para ampliar as ações preventivas voltadas ao cuidado psicológico de seus militares e servidores civis. O HFAB, por exemplo, promove palestras com o intuito de esclarecer sobre os vários tipos de problemas relacionados à saúde mental.

O Papel da Liderança

A liderança tem um papel crucial nesse processo de conscientização. Chefes e Comandantes são incentivados a manter uma postura atenta e sensível, promovendo um ambiente de trabalho saudável, baseado no diálogo e no respeito. Pequenas atitudes, como a escuta ativa e a orientação adequada, podem ser determinantes na prevenção de adoecimentos emocionais.

Texto: Aspirante Roque / Agência Força Aérea

Arte: Tenente Calazans

 

Comentários