Petrópolis recebe relíquias de são Carlo Acutis, santa Dulce dos Pobres e beata Isabel Cristina
FONTE https://www.acidigital.com/noticia
Publicado em 08/01/2026 12:07
Notícias

As relíquias de primeiro grau de são Carlo Acutis, de santa Dulce dos Pobres e da beata Isabel Cristina peregrinam pela diocese de Petrópolis durante todo o ano de 2026. Elas chegaram no sábado (3), na catedral São Pedro de Alcântara, onde ficarão até o dia 10 de janeiro.

“As relíquias são sinais concretos da vida de santidade que somos todos chamados a viver”, disse o pároco da catedral, padre Thomas Andrade Gimenez Dias. “São Carlo, Santa Dulce e a Beata Isabel Cristina nos mostram que é possível seguir Jesus com amor e fidelidade, mesmo em meio aos desafios do mundo de hoje”.

Segundo a diocese, “a peregrinação das relíquias é um convite à conversão, à oração e ao compromisso com o Evangelho”.

As relíquias são sacramentais.  Segundo o Catecismo da Igreja Católica, os sacramentais “não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas, pela oração da Igreja preparam para receber a graça e dispõem à cooperação com ela”.

As relíquias são classificadas em três graus: primeiro grau, que são partes do corpo do santo, como ossos, fragmentos, cabelos ou qualquer elemento corporal; segundo grau, que são objetos que pertenceram ao santo ou beato, como roupas, escritos, instrumentos de devoção ou itens usados em sua vida cotidiana; e terceiro grau, que são objetos que tocaram o corpo do santo ou algum item de sua posse.

 
Comentários